Pesquisas recentes amplamente veiculadas na mídia confirmam o que já se desconfiava: os jovens de hoje, cercados de tecnologia por todos os lados, têm comportamentos diferentes dos jovens de antigamente — ou não tão envolvidos com tecnologia. A novidade é que foi constatado, em uma pesquisa da Fundação Telefônica, que eles também parecem ilhados nesse mundo tecnológico: pais e professores intuem que nem todos os hábitos dos jovens relacionados à tecnologia são produtivos ou saudáveis, mas, aparentemente, também não têm tomado para si a tarefa de orientá-los a esse respeito.
Afinal, recursos tecnológicos são simplesmente recursos, que podem ser usados para as mais variadas finalidades. Não precisamos deixar os jovens ilhados nos comportamentos aprendidos com os colegas e amigos. Ao interagir com pais, professores e outros adultos, ou jovens de outras “tribos”, eles certamente aprenderão muito, tanto em termos de conhecimento quanto em termos de atitudes.
No mundo de hoje nós dependemos da tecnologia, mas não podemos nos esquecer de termos amigos tanto pela internet, como pessoalmente, convivendo diariamente com essas pessoas que nos fazem tão bem.
ResponderExcluirEdivaldo e Nilze
realmente a tecnologia é uma fnte importante de conhecimento, mas como tudo em nossa vida, devemos ter bom senso ao usá-la, sobretudo os jovens para qua não fiquem somente nesta mundo virtual.
ResponderExcluirMaria Cristina